Por um momento do dia 20/01/09 o mundo inteiro parou. os olhos se voltaram para apenas um ponto em todo o mundo. Em todo lugar se via um aparelho televisor ligado e transmitindo a posse do novo presidente dos EUA: Barack Hussein Obama. Ali, no Capitólio(Congresso Norte-Americano), "Uma nova era começou", assim, o próprio Obama definiu o seu governo. Mas afinal, o que muda?
Será que foi apenas uma troca de um republicano por um democrata? Ou seria apenas a troca de um branco por um negro? O que sabemos é que, de saída, está um presidente amado por poucos e odiado pelo resto. Sim, sem imparcialidade. Um governante frio, que tentou ser simpático e engraçado por poucos momentos. Falhou em todas. Sai do principal cargo mundial com um saldo não muito bom: A maior economia do mundo em crise com bancos e mais bancos falindo, o índice de desemprego em constante crescimento juntamente com o número de demissões. Viu seu país sendo atacado no dia 11/09/2001 envolvendo-se em uma guerra atrás de Bin Laden. Frustada. Nenhum resultado até agora a não ser civis e soldados mortos. Iniciou mais uma guerra, dessa vez a procura de armas de destruição em massa no Iraque. Mais uma vez frustada. Com certaza, George W. Bush sai em déficit com a população norte-americana e mundial.
E agora? O que vem por aí? Um decedente de queniano assumindo o mais poderoso cargo do globo terrestre com a promessa de mudar a imagem de "monstro estadunidense" criada durante os últimos anos.
É um pensador. Sábio com as palavras. Tem precisão nas palavras e nas atitudes. É idolatrado nas ruas, ao mesmo tempo que é odiado pelos "conservadores". Tem um semblante alegre, que o permite até cometer gafes no Juramento Oficial e sorrir.
"É uma nova esperança que nasce" - Assim falou uma cidadã americana ao conceder uma entrevista. Esperança? Sim. As pessoas ainda acreditam que mudarão a imagem delas que fora transmitida a todas as pessoas do globo.
"É uma vitória contra o preconceito" - Afirmou um repórter da "CNN En Español". Em um país onde os afro-decedentes ainda eram perseguidos e humilhados até os dias atuais (infelizmente ocorre em todo o lugar), um negro assumindo pela primeira vez a presidência é um enorme passo.
Mas, a declaração que mais bem definiu essa posse foi a de um jornal americano cujo nome não me recordo: "É uma vitória para a humanidade"
O que isso interfere na sua vida? Isso é assunto para outro post.
Hasta.
3 comentários:
mudou minha vida, eu li seu texto! haha
Mas, eu não sei o que esperar de tudo. Acho muito bom toda esta festa e pá, mas eu espero que as coisas melhorem para o máximo de pessoas possíveis, e que não sejam só daquele país. Meu 'ceticismo' não me permite tamanha confiança. Entretanto, é melhor uma dúivida do que uma certeza, neste caso. É melhor a dúvida em que o Obama mudará as coisas que precisam ser mudadas, do que a 'certeza' de continuidade que o 'outro' discursava e que líamos nas entrelinhas.
eu tenho medo desta esperança que o mundo deposita neste homem. pq se ele não superar as expectativas (e provavelmente não vai... nem é praga da minha parte, mas é que, é impossível fazer o que a unanimidade quer) vai ser bombardeado tanto quanto o Bush, mesmo sendo mais complacente.
é sempre a mesma coisa, a esperança no que é 'diferente'. como bem está exposto neste texto, é legal o cara ser negro e pá, mas não é isso que interessa, né? enfim, se este for o único fator relevante da presidência dele, ainda que ele seja um 'fogo morto', já tá de bom tamanho.
concordo com essa tal 'pentelha' ai(hahaha). Acho que estão fazendo um carnaval com esta presidência, e está criando nas pessoas a sensação de que tudo será resolvido pelo fato de um democrata negro estar na presidência do país mais influente do mundo, e por ter 'desbancado' toda uma sociedade política preconceituosa e amante de 'jogos de guerra'.
Acho que é importante a gente crê que mudanças positivas ocorreram, mas não podemos achar que viveremos uma vida maravilhosa. Estamos quebrando paradígmas...
Postar um comentário